domingo, 6 de abril de 2008

A primeira praia do ano

A primeira praia do ano foi hoje. Contra todas as previsões, domingo esteve melhor que sábado, pelo menos lá para as minhas bandas (oeste, sempre oeste), e depois de uma semana digna dos melhores dias de Junho e Julho, a abrir o apetite, era ver se alguém me demovia ou conseguia arrancar da praia ao mínimo sinal de sol.
Esteve bom, não tão bom como a semana prometia - veio o vento, vieram algumas nuvens, não fui à água - mas foi a primeira praia do ano. E a primeira praia do ano é um momento importante.
É o primeiro dia em que voltamos a cheirar o cheiro do creme protector, e cheira bem. O primeiro dia em que é mesmo suposto não fazer nada, nada, e ficar apenas de barriga esparramada ao sol. O primeiro dia em que voltam as primeiras sardas nas bochechas. O primeiro dia que de repente parece muito mais comprido, e dá para adormecer, conversar, dizer parvoíces e ler os semanários que no resto do ano ficam a agonizar pela semana fora. O primeiro dia em que se põe um chapéu na cabeça, uns óculos escuros, e se ganha automaticamente aquele ar de férias, nem que seja só por um dia. O primeiro dia em que se chega a casa com a pele diferente, e um cheiro a creme, areia, vento e maresia misturado. O primeiro dia em que o domingo à noite não tem aquele sabor horrível de segunda-feira de trabalho quase a chegar, porque estamos esbodegados mas sabe bem, e com um bom-humor vindo sabe-se lá de onde (aquilo da vitamina D só pode ser mesmo verdade).
A primeira praia do ano só tem um problema: deixa sempre vontade de mais. E agora sabe-se lá quando é que esse mais vai chegar...

5 comentários:

Sally disse...

Eu fui sexta feira à praia! :P

penim disse...

ainda não consegui ir... e palpita-me que tão cedo não vou ter outra oportunidade.

mas depois vingo-me. oh se vingo.

beijos

SMS disse...

Eu queria ir para o Algarve no próximo fim-de-semana... Espero que o S.Pedro ajude. Mas sou como tu: amo o cheiro do protector solar. Só me traz boas recordações.

Mafalda Azevedo disse...

E pensar que hoje está a chover… Na sexta, também estive na praia e até tomei dois banhos. E agora… Esta luz parda e o barulho da chuva a cair... Blagh!

Lux Lisbon disse...

já tive direito a dois diazinhos de praia!e tens razão...soube a pouco! ;)
beijooo